sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O sufoco



Indiferença, algo que todos sentem, mas poucos confessam, na verdade tenho uma teoria: Somos todos indiferentes, porém o grau e a intensidade das indiferenças variam de um para o outro. Mas, não posso dizer que ser indiferente está na índole do ser humano, pois meu Mundo se limita aos poucos lugares do Brasil em que visitei, e só a partir deles é que posso dizer: Acredito que a indiferença é algo intrínseco dentro das veias suadas dos brasileiros. Minha concepção de indiferença se resume ao ato de agirmos com insensibilidade para com a situação do próximo, enxergar a dor alheia como um tédio. Mas, e a explicação para isso? Será que foi o sistema capitalista que, de forma opressora, nos implantou uma resistência aos sentimentos dos outros? Ou será que, acreditamos nisso para nos livrarmos da condição de máquinas com cérebros confusos e coração embolorado de insensibilidade?

Sim, os olhos dos brasileiros que encontro todos os dias nas ruas se desviam da realidade que nosso cotidiano oferece. Ignoram o fato de sermos semelhantes, rejeitam a comoção. Certo dia, dentro no ônibus um jovem negro, com uma sacola na mão, entrou e procurou um lugar para se acomodar, era visível que algumas pessoas seguraram com força as próprias bolsas, num ato imedido de temer um roubo. O jovem acanhado e mal vestido percebeu as atitudes, mas as ignorou. Sentou-se logo a minha frente e perguntou para a senhora do lado para onde o ônibus iria, a senhora fingiu não escutar a pergunta e permaneceu calada. Um silêncio que impossibilitou o jovem de saber para onde estava indo, mas acima de tudo, um silêncio que lhe dilacerou a alma e o apunhalou com a vergonha de não ser correspondido.

Atitudes mesquinhas e impensadas nos mostram que a confiabilidade do povo se perdeu em meio as vielas escuras das ruas, e hoje nos resta o sufoco de sermos seres humanos. O garoto voltou-se para trás, onde me avistou e perguntou a mesma coisa, eu disse que não sabia, afinal sempre desço antes. Mas antes dele se virar, perguntei ao senhor ao lado se sabia o rumo do ônibus, ele respondeu e eu repeti as palavras para o garoto. Fui prestativa, era apenas isso que ele precisava, palavras que não exalassem o medo. Mas medo do quê? Da cor escura? Ou da roupa suja? Acredito que, o medo de todos era mostrar o lado humano que ainda está guardado em nosso corpo, talvez nos olhos, nas mãos. Mas eu sei que está guardado em algum lugar.

Escutei, ainda essa semana, que é preciso acreditar no ser humano. E perguntei a mim mesma: Eu ainda acredito no ser humano? Sinceramente, se eu dissesse um SIM estaria mentindo para minha própria consciência. Afinal, responder uma pergunta de um jovem ignorado é um ato que faz de mim uma pessoa mais humana? Não posso deixar de lado todas as vezes que, inconseqüentemente, fingi não enxergar o andarilho, que mora na calçada, ou as crianças que fazem malabarismos nos sinais. Olhei para dentro de mim e procurei minhas esperanças, mas só encontrei alguns vestígios delas misturadas ao egoísmo.

Pouco tempo depois o jovem se virou novamente e perguntou para onde eu iria, respondi e ele acrescentou: Você 'tá' indo pra faculdade? Eu disse que não, na verdade, estava voltando dela e indo rumo a minha casa. Percebi um olhar de agradecimento pelas respostas, pode parecer mentira, mas me orgulhei de não tê-lo ignorado. Meu ponto já estava se aproximando, sinalizei para que o ônibus parasse e, quando me levantei para descer percebi que os olhares indiferentes, que antes rondavam o garoto, agora estavam me cercando. Me senti na pele do garoto por alguns segundos. Me incomodou muito, desci e me aliviei daquele sufoco. Mas e o garoto, quando se livrará do incomodo de ser um sufoco?


8 comentários:

  1. A indiferença aliada ao preconceito pode ser mesmo muito cruel.
    Eu ainda prefiro acreditar no ser humano, mas sem esquecer das atrocidades que o mesmo pode fazer!
    Excelente seu texto!


    http://resenhandomm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acho a indiferença pior que o desamor.

    Muito bacana o uso que você faz desse espaço.
    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo seu post, essa frase me chamou muita atenção "Somos todos indiferentes, porém o grau e a intensidade das indiferenças variam de um para o outro". essa frase diz tudo!! adorei, vou até twittar isso!rsrs
    se quiser, acesse meus blogs http://denisirenia.blogspot.com e http://artegrotesca.blogspot.com
    bjus

    ResponderExcluir
  4. poxa, belo blog, hein? parabens pelo texto!
    pedeprasair.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto, infelizmente o ser humano está se tornando insensível. Acredito que se continuar nesses passos no futuro seremos tão irraionais quanto uma ameba.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente as pessoas não se reconhecem como seres humanos e acham que são melhores que as outras. Belo texto Maga. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Parabéns pelo seu Blog!
    Já estou lhe seguindo!
    Aproveitando também para divulgar os meus Sites...
    Siga-me também!
    http://www.martas-bgfs.com (Templates personalizados para Blogs)
    http://www.brilhosgifs.com (Gifs para Orkut e enfeites para Blogs)
    Abraços,
    Marta.

    ResponderExcluir