sábado, 16 de janeiro de 2010

Uma de minhas revoltas



Numa noite quente, no Espírito Santo, em pleno terminal estava eu, voltando do curso pré- vestibular. Cansada, mas com um leve ânimo para acompanhar algumas colegas e esperar o ônibus. Numa das conversas do pequeno grupo de quatro garotas jovens, das quais duas eram brancas, e duas pardas (incluindo eu), escutei a seguinte frase:
- O irmão da "fulana" é filé, tava doida pra "pegar" ele, pena que é preto!
Ao ouvir essa frase não acreditei no que estava presenciando, racismo em pleno século XXI. Subitamente perguntei:
- E qual é o problema em ser negro?
E antes que a autora da frase respondesse houve uma intromissão com o seguinte comentário:
- Ah, eu também não fico com preto não. No máximo moreninho.
Nesse momento me senti um peixe fora d'água, um sentimento de repulsa envenenou minha mente, calei. Tive vontade de sair e ir para longe de pessoas tão... ignorantes e estúpidas. Virei em busca do meu ônibus, mas ele ainda não estava lá. Foi quando percebi que a palavra "couro" era usada como um sinônimo de "homens":
- Tô com um "couro" ai, mais não dá em nada não.
***************************************************************
Aquela noite me fez calar por Algum tempo. Permaneci estarrecida e indignada, sou de uma família negra, sou negra, mas por ser um pouco mais clara colocaram em minha certidão de nascimento que sou "parda", apenas uma denominação para não dizer o correto: Negra. Meu irmão gêmeo é negro, minha mãe é negra, minha avó é negra,e são todos importantes demais para mim, é incomum escutar comentários tão sórdidos.
Me indigno com o meu país, um lugar mestiço de índios e negros, no entanto, racista. É preferível ser chamado de pardo ou moreninho, ao invés de negro. Opa! negro é ofensa, agora é afro-descendente e olhe lá. Fico a observar alguns capixabas descendentes de italianos, que se acham no direito de ser melhores, se vangloriam por ter um sobrenome diferente e confuso, esquecem-se que os imigrantes italianos vieram para o Brasil na época de escravidão cafeeira, eram escravos iguais aos negros.Porém, são brancos,nesse caso a escravidão não importa.(!)
E o Brasil, o país do futuro, visto lá fora como o lugar de todas as raças e etnias é controverso dentro de suas próprias raízes. Gostaria, que todos revelassem seus perconceitos, pois seria melhor ver uma pessoa realmente como ela é e pensa, ao invés de conhecer máscaras que encobrem podridões.






Magally Souza

6 comentários:

  1. Odeio preconceitos, mas sabemos q eles ainda existem. No entanto penso às vezes se ele não é da natureza humana, sei lá, pode parecer meio viajante, porém TODOS temos algum, seja contra emos, pagodeiros,albinos, gays e quase tudo q é diferente.
    A explicação deve estar num passado extremante distante, no caso do Brasil a questão de a cor negra ser associada à escravidão, no caso de Roma chamar os estrangeiros de Bárbaros era uma forma de identificá-los e, no entando podemos verificar que essa forma de dividir, partilhar,descriminar, algo ou alguém por determinada caraterística cultural,étnica,religiosa ou blá blá blá é carregada msm q implicitamente de um pré conceito.

    Leiamos mais sobre isso pra ver o que dizem os gurus que já estudaram o tema.

    ResponderExcluir
  2. Racismo, mesmo que às escuras, ainda existe e faz mal. Mal pra alma. O Brasil é um país hipócrista, não há como negar. Bundas enormes pra gringo ver, pra esconder a sujeira do povo que se orgulha e se contenta por pouco, muito pouco.

    Mas, apesar dessas e outras mazelas daqui, AMO isso aqui. E por amar que eu acho que esta situação pode mudar. Temos mais prós que contras, não? :D

    ResponderExcluir
  3. Meus dois fiéis companheiros de comentários em meu blog, rs. Concordo, sempre concordarei com vocês, nossas idéias batem e brincam. bjos

    ResponderExcluir
  4. preconceitos são coisas oriveis de se presenciar.
    Pena que no brasil, quer dizer no mundo ainda tenha muito preconceito..

    ResponderExcluir
  5. O pior prenconceito do Brasileiro é o prconceito contra as próprias raízes.

    ResponderExcluir
  6. Reparo que a tua indignação foi um fator primordial pra escrever esse texto. A ira é algo que pode ser forte a tal ponto de nos tirar de si. Mas você a dominou e a usou pra escrever este ótimo texto. Dia 12 de fevereiro tá chegaandoo... hehe. Grandes chances de virar caloura. ehaeuiaheiu

    beijo.

    ResponderExcluir